Afinal como funcionam os sistemas de Vmc, e porque são tão importantes ?
VENTILAÇÃO E EFICIENCIA ENERGÉTICA
Nos dias de hoje o tema VMC ( Ventilação Mecanica controlada ) é muito falado e procurado...ainda assim existem muitas dúvidas para quem não é profissional neste assunto.
Recorda-se que, sistemas de VMC são utilizados desde há muito em paises com a França ou Alemanha, o objectivo era basicamente o mesmo de hoje, mas não tão exigente nem necessáriamente de fluxo duplo.
Um dos grandes desafios e temas que dominam a atualidade é a preocupação com o meio ambiente, pelas alterações climáticas, sustentabilidade e eficiência energética e os sistemas de ventilação de fluxo duplo tem um papel importante e de grandes beneficios para os utilizadores, seja pela qualidade de ar interior e pela poupança de energia...
SISTEMAS VMC
Porquê sistemas VMC e o que são ?
A importância dos sistemas VMC ( Ventilação Mecânica Controlada ) vai muito além da obrigação com a lei em vigor exigida e serve para renovar o ar dentro da habitação mais de forma muito interessante e vantajosa se o sistema for corretamente dimensionado e instalado com os materiais adequados.
>>> Criamos esta pagina com intuito de dar conhecimentos básicos ao consumidor final e ajuda-lo a tomar a decisão acertada na hora de concretizar uma instalação de ventilação da moradia.
1 - Objetivo principal do sistema VMC
A extração do ar húmido e contaminado do interior da habitação.
Não é difícil perceber que para extrair ar das zonas húmidas ( casas de banho, cozinha, lavandaria ) teremos que compensar com entrada de ar do lado oposto ( quartos, salas, escritório ) para obter assim um varrimento de todo o volume de ar da habitação e evitar acumulação de poluentes no ar.
2 - Qualidade do ar interior
A qualidade do ar interior é de grande importância para a produtividade, e o bem-estar e saúde do homem.
O ar é invisível e sem aparelhos de medição não sabemos qual a qualidade do ar que respiramos, em muitos dos casos o ar dentro da habitação está muito mais poluído do que na rua.
COV e COSV (Compostos Orgânicos Voláteis e Semi-Voláteis): São substâncias que evaporam para o ar ambiente e provêm de materiais de construção ou decoração, mobiliário tratado, tintas, produtos de limpeza, etc…
CO2, a concentração de CO2 é um dos problemas com a falta de ventilação, na rua tem em media um valor de 350 a 400 ppm, sabe qual o valor dentro da sua habitação ?
Humidade relativa do ar interior, este é outro fator que prejudica não só a saúde, como provoca degradação acelerada da habitação. Valores aceitáveis são entre 40 a 60%.
3 - Recuperação de energia ( Vmc com fluxo duplo )
Ao extrair ar , temos de admitir ar para dentro da habitação na mesma quantidade com o mínimo de perdas de energia, aqui entram os sistemas de fluxo duplo, o sistema é constituído por uma rede de extração de ar viciado e outra de admissão de ar novo ligado á uma máquina que recupera a energia contida no ar viciado, admite ar no do exterior e expulsa o ar viciado também para o exterior.
4 - Qualidade de ar a longo prazo
De salientar que um sistema de fluxo duplo, contém vários filtros e de vários tipos para que seja garantida a qualidade do ar dentro da habitação.
- Outro fator não menos importante para a qualidade de ar a longo prazo.
>>> Redes de distribuição de ar que não acumulem poeiras e bactérias no seu interior !
Lembre se que as tubagens que vai colocar são para a vida, e transportam ar 24h por dia, se as tubagem não forem adequadas não será garantida qualidade de ar a longo prazo !
Se para reduzir custos de instalação ou por desconhecimento optar por instalar tubagens que não sejam lisas no interior, não tiverem tratamento anti-bacteriano e anti-estático comprovado, a qualidade do ar estará seriamente comprometida a curto prazo.
- Materiais e técnicas a evitar a todo custo em sistemas de VMC DE FLUXO DUPLO
Tubos e acessórios em alumínio ( Pode ser usado apenas em curta distancia entre maquina Vmc e Caixas de distribuição )
Tubo e acessórios em PVC
Tubo que são destinados a instalações elétricas e telecomunicações
Qualquer tubo flexível que fique estrangulado por abraçadeiras
5 - Afinal como se deve fazer ?
Deve assegurar-se que são usados materiais de marcas de confiança com os devidos certificados para ventilação doméstica.
Solicitar dimensionamento do sistema a empresas especializadas em ventilação e seguir a recomendações.
Existem máquinas de ventilação doméstica para instalação em parede, com acabamento bonito para instalar em uma lavandaria por exemplo...evite colocação de máquina em zonas de difícil acesso, lembre se que deverá aceder ao filtros regularmente para limpeza ou substituição, ou mesmo para limpeza do permutador de energia.
Atualmente, a lei exige uma renovação de ar mínima de 0,5 por hora, no entanto os profissionais dimensionam a instalação para valores superiores para garantir uma renovação mais eficiente e para poder usufruir de funções ( Festa ou Boost ) disponíveis em algumas máquinas.
SISTEMA COM FLUXO SIMPLES
Nos sistemas de VMC por fluxo simples, temos uma máquina normalmente colocada no sótão que está ligada por condutas ás zonas humidas da casa ( banhos, cozinha, lavandaria ) e por outra conduta expulsa esse ar diretamente para o exterior.
Para compensar o ar extraido, deve obrigatoriamente entrar ar novo do lado oposto, nos quartos e salas, esse admissão de ar novo é feita diretamento do exterior através de grelhas pela fachada ou pela caixilharia.
Desvantagens deste sistema;
O ar novo entra diretamente do exterior ( frio no inverno, quente no verão )
O ar não é filtrado na entrada para ao interior.
Desiquilibrio da temperatura ambiente.
Maior consumo de energia para climatizar o ambiente.
Consequente redução da eficiencia energética.
SISTEMA COM FLUXO DUPLO
Tal como no fluxo simples, existe também uma rede de condutas de aspiração do ar humido e viciado dos quartos de banho, cozinha, lavandaria...temos agora também uma rede de condutas que levará ar novo para os quartos e salas, e esta é a razão de se chamar sistema de fluxo duplo.
Para movimentar o ar temos uma máquina, que poderá estar instalada num sótão, no teto falso ou na parede de um arrumo, garagem ou lavandaria.
Esta máquina irá extrair todo o ar humido e contaminado da casa ao mesmo tempo que insufla ar novo.
A principal função desta máquina é recuperar a energia contida no ar extraido, para temperar o ar novo, e esta é a grande vantagem deste sistema, garantir uma renovação do ar interior com percas minimas de energia...
Além disso, o ar insuflado passará sempre por filtros que podem ser desde o tipo G4, F7, F9 ou mesmo com carvão ativo em função da necessidade, garantindo assim um ar novo sem poeiras, sem pollen e sem insectos e sem cheiros.
Dependendo do modelo da máquina, poderá estar equipada de bypass que poderá ser manual ou automático.
O que é o bypass na VMC ? Para que serve ?
O bypass é simplesmente uma comporta motorizada dentro da máquina que vai desvia o ar do permutador para que passe diretamente do exterior para o interior ( passando sempre pelos filtros )
Esta opção é simplesmente para criar um arrefecimento interior gratuito ( free cooling ) no verão quanto a temperatura exterior é inferior á interior, fazendo assim, além da renovação de ar, um refrescamento sem recorrer ao ar condicionado, o bypass automatico atua sozinho em função dos valores medidos pelas sondas de temperatura da maquinas.
A nossa recomendação
- Mesmo parecendo um sistemas simples, não facilite, deve assegurar se que o serviço vai ser bem executado e com o material adequado.
- De preferencia use condutas semi-rigidas que são ao mesmo tempo flexíveis e lisas no seu interior, perfeitas para perdas de carga mínimas, sem emendas e silenciosas.
- Dentro das condutas existem as que tem tratamento antibacteriado e antiestático, garantindo assim uma rede de condutas sem bactérias no interior alongo prazo.
- Escolha uma máquina com o melhor rendimento possível, para uma máxima recuperação de energia.
Introduza o que pretende pesquisar e carregue \'enter\'